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Cursos
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Resolução de conflitos: técnicas e estratégias | 35H
Resolução de conflitos: técnicas e estratégias | 35H
Duração
35 h
Objetivos
No final da formação os participantes serão capazes de : distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face;
construir uma relação de confiança durante o processo negocial;
conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito;
fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito;
identificar os efeitos da utilização das tecnologias de comunicação em situações de conflito.
Público
Quadros e chefias para quem resolver conflitos e negociar constituem parte importante da atividade profissional de gestão e de coordenação de pessoas.
Programa
Os tipos de conflitos nas organizações .
A comunicação ineficaz como fator de conflito.
As relações de força e de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos.
Fases do desenvolvimento dos conflitos: da perceção de incompatibilidade à busca das soluções.
Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos.
Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.
Como lida com os conflitos?
Autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos.
Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage.
Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas.
Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos. Escolher entre negociar ou não negociar.
As principais estratégias de negociação: estratégias integrativa e distributiva.
Escolher a sua estratégia em função do seu objetivo e da situação de conflito em que se encontra.
A fase de preparação: ponto-chave do êxito da negociação:
Os objetivos;
As concessões e os limites;
A argumentação de apoio;
Como analisar os interesses e as posições da outra parte.
Saber conduzir a negociação:
O enquadramento da negociação e os interesses mútuos;
Controlar o diálogo – a arte de perguntar;
Fazer as escolhas adequadas e adaptá-las ao processo de negociação: negociar em bloco ou ponto por ponto.
Tratar os diferentes tipos de objeções;
Sair de uma situação de impasse: a chave para desbloquear uma situação e retomar o diálogo em clima de cooperação.
Procedimentos para concluir acordos – técnicas de fecho da negociação:
Conseguimos um acordo fiável, aceitável e que resolva a situação de conflito?
Efeitos do uso das tecnologias de comunicação (email, sms, chat) sobre o comportamento social: oportunidades e ameaças.
Limites e enviesamentos gerados pelos media online: da ilusão de sincronicidade à escalada de conflito verbal.
Preço
99.00 €
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