Qualimais Cursos Resolução de conflitos: técnicas e estratégias | 35H

Resolução de conflitos: técnicas e estratégias | 35H

Duração
35 h



Objetivos

No final da formação os participantes serão capazes de : distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face;
construir uma relação de confiança durante o processo negocial;
conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito;
fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito;
identificar os efeitos da utilização das tecnologias de comunicação em situações de conflito.


Público

Quadros e chefias para quem resolver conflitos e negociar constituem parte importante da atividade profissional de gestão e de coordenação de pessoas.

Programa
Os tipos de conflitos nas organizações .
A comunicação ineficaz como fator de conflito.
As relações de força e de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos.
Fases do desenvolvimento dos conflitos: da perceção de incompatibilidade à busca das soluções.
Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos.
Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.
Como lida com os conflitos?
  • Autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos.
  • Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage.
  • Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas.
  • Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos. Escolher entre negociar ou não negociar.
  • As principais estratégias de negociação: estratégias integrativa e distributiva.
  • Escolher a sua estratégia em função do seu objetivo e da situação de conflito em que se encontra.
  • A fase de preparação: ponto-chave do êxito da negociação:
    • Os objetivos;
    • As concessões e os limites;
    • A argumentação de apoio;
    • Como analisar os interesses e as posições da outra parte.
  • Saber conduzir a negociação:
    • O enquadramento da negociação e os interesses mútuos;
    • Controlar o diálogo – a arte de perguntar;
    • Fazer as escolhas adequadas e adaptá-las ao processo de negociação: negociar em bloco ou ponto por ponto.
    • Tratar os diferentes tipos de objeções;
    • Sair de uma situação de impasse: a chave para desbloquear uma situação e retomar o diálogo em clima de cooperação.
  • Procedimentos para concluir acordos – técnicas de fecho da negociação:
    • Conseguimos um acordo fiável, aceitável e que resolva a situação de conflito?
    • Efeitos do uso das tecnologias de comunicação (email, sms, chat) sobre o comportamento social: oportunidades e ameaças.
    • Limites e enviesamentos gerados pelos media online: da ilusão de sincronicidade à escalada de conflito verbal.
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    • Preço
99.00 €